Sentimentos e Emoções na Engenharia de Software

 


A Affective Computing surgiu recentemente como um campo de pesquisa multidisciplinar relacionado à detecção, uso, compreensão e modelagem de emoções e afetos em sistemas computacionais. Hoje, esta é uma disciplina estabelecida cujos métodos e técnicas estão sendo aplicados a muitos campos de aplicação (Novielli; Maalej, 2019).

Talvez você esteja se perguntando, para que estudar o afetividade aplicada à computação? Eu, desenvolvedor de software ou usuário de software, devo me preocupar com isto?

Affective computing tem aplicabilidade em diversos aspectos da vida. Atualmente, podemos utilizar sensores que podem analisar como o stress e as emoções afetam o sono,  e por consequência o trabalho, os estudos, entre outros. Mas, os desavisados podem acreditar que o estudo dos sentimentos aplicado a computação sempre envolve sensores e maquinários avançados, e isto nem sempre é verdade. Este campo de estudo busca entender o impacto dos sentimentos e emoções no processo computacional e isto envolve diferentes técnicas de pesquisa.

O processo de desenvolvimento de software é um processo intelectual que envolve criatividade e a habilidade de resolver problemas (Novielli; Serebrenik, 2019). Logo, podemos dizer que os softwares são diretamente influenciados pelo estado afetivo dos desenvolvedores.

Segundo (Novielli; Maalej, 2019), estados afetivos como traços de personalidade, atitudes, humores e emoções são uma parte crucial do desempenho diário das pessoas no trabalho para alcançar a melhor chance de executar com sucesso projetos. Isso se aplica também ao desenvolvimento de software, que é uma atividade intelectual e criativa de resolução de problemas.

Os estudos de sentimento e emoção na engenharia de software têm sido predominantemente focados no seguinte:

1. identificar sentimento e emoção com base na análise dos traços de comunicação dos desenvolvedores e feedback textual recebido dos usuários e medições biométricas que refletem estados emocionais de diferentes partes interessadas

2. entender os antecedentes e o impacto de diferentes estados afetivos para o desenvolvedor individual ou grupo de desenvolvedores

3. fornecer recomendações aos desenvolvedores com base no entendimento acima mencionado.


O Estado da arte e aplicabilidade


Agora que você já sabe o básico sobre Affective computing, vamos explorar um pouco mais o tema?

Este tema tem ganhado grande repercussão. Em 2019 a IEEE lançou um volume composto por 6 artigos chamado Sentiment and Emotion in Software Engineering. Vale a pena conferir. Também, foram organizados uma série de workshops de grande sucesso, como o Workshop Internacional sobre Consciência Emocional em Engenharia de Software (SEmotion) em 2016–2019.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Você sabia? Emoção e Sentimento não é a mesma coisa! Confira o vídeo 


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O estudo da afetividade computacional  é parte de como a emoção desempenha papéis vitais em nós para regular nossa atenção, ajudando-nos a tomar boas decisões, mudando a maneira como enfatizamos e priorizamos as coisas. Ou seja, este ramo de estudo é bastante interessante as empresas, pois na prática, a análise de emoções e sentimentos dos desenvolvedores poderá aumentar sua produtividade e por consequência, poderá melhorar os softwares entregues, e por fim aumentará a satisfação dos seus clientes e os lucros.

Ao realizar uma busca rápida no google  e google acadêmico por temas como  Affective computing in Software Engineering e Sentiment and Emotion in Software Engineering e seus correspondentes em português Computação Afetiva na Engenharia de Software e Sentimento e Emoção na Engenharia de Software, logo percebe-se que há pesquisas desenvolvidas sobre a temática a algumas décadas nesta temática, porém a pouco produzido na língua portuguesa. A quase totalidade de pesquisa desenvolvida no Brasil é aplicada a área de educação, o que demonstra uma extrema necessidade de ampliar este campo de pesquisa no país. 

O atraso do Brasil nas pesquisas de  Affective computing impacta diretamente os desenvolvedores de software e por consequência afeta as empresas que concorrem cada vez mais com gigantes internacionais em um mercado globalizado. Ou seja, Sentimento negativo ou positivo, é diretamente proporcional a produtividade e ao lucro. Isto pode ser comprovado por Kolakowska et al. (2013)  e  Graziotin,et al. (2018). O primeiro estudo utiliza um método multimodal de reconhecimento de emoções que integra canais de vídeo e profundidade, sinais fisiológicos e padrões de uso de dispositivos de entrada, enquanto o segundo utilizou questionários.

Sentimentos negativos estão associados a consequências a si próprio como performance inadequada, baixa criatividade, ansiedade, frustração, depressão e consequências externas como, desorganização, falta de metologia, perda de documentação, baixa qualidade de software. Enquanto sentimentos positivos estão associados a consequências a si próprio como alta motivação e mais foco e  consequências externas como alta qualidade do software.

Algo muito importante deve ser dito e enfatizado: aumentar a produtividade não é aumentar o tempo de trabalho indefinidamente. Produtividade é uma relação de capacidade de produção  versus tempo, ou seja, produzir melhor em um período menor de tempo. Fazer com que os funcionários trabalhem mais, só produzirá mais estresse, um tipo de sentimento negativo, o que diminuirá a produtividade e poderá provocar até um bornout.

E como evitar um uma equipe descontente, com sentimentos negativos e com bournout

Primeiramente, o líder deve conhecer a equipe, deve conhecer as necessidades dos colaboradores e assim encontrar alternativas. Outro ponto importante é um bom planejamento. Empresas que tem cultura de planejar suas atividades evita surpresas indesejáveis, retrabalhos, e podem melhorar a distribuição das atividades e do tempo. E por fim, um bom líder técnico deve saber identificar a habilidade de cada colaborador e alocá-lo de acordo com esta. 

Análise de Emoções, Sentimentos e Gênero na na Área de TI

O estudo Perceptions of Gender Diversity's Impact on Mood in Software Development Teams demonstrou que um número significativo de mulheres sofreu discriminação de gênero durante suas carreiras e mais de 12% dos homens relataram ter preconceitos conscientes contra as mulheres. Porém, carece de pesquisas que analisem o impacto dos sentimentos e emoções na discriminação de gênero. Mas não faltam pesquisas que demonstram a discriminação de gênero no mercado de trabalho e utilizar   a computação afetiva pode ajudar a identificar os problemas relacionados a gênero e consequentemente podemos desenhar soluções.


Leitura complementar:

O Grupo de Computação Afetiva, do MIT, trabalha para que relógios deem conta do estresse cotidiano

Taking the emotional pulse of software engineering — A systematic literature review of empirical studies


Referências

BLINCOE, Kelly; SPRINGER, Olga; WROBEL, Michal R. Perceptions of Gender Diversity's impact on mood in software development teams. Ieee Software, v. 36, n. 5, p. 51-56, 2019.

GRAZIOTIN, Daniel et al. What happens when software developers are (un) happy. Journal of Systems and Software, v. 140, p. 32-47, 2018.

KOŁAKOWSKA, Agata et al. Emotion recognition and its application in software engineering. In: 2013 6th International Conference on Human System Interactions (HSI). IEEE, 2013. p. 532-539.

NOVIELLI, Nicole; BEGEL, Andrew; MAALEJ, Walid. Introduction to the special issue on affect awareness in software engineering. J. Syst. Softw., v. 148, p. 180-182, 2019.

NOVIELLI, Nicole; SEREBRENIK, Alexander. Sentiment and emotion in software engineering. IEEE Software, v. 36, n. 5, p. 6-23, 2019.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog